Roupa especial permite que surdos ouçam a música


roupa-permite-surdos-ouvirem-musica1

Ouvir música pode ser um sonho para muitas pessoas com perda auditiva. Um sonho que pode ser realizado com a ajuda da tecnologia. Uma roupa especial chamada The Sound Shirt (Na tradução, algo como: camiseta sonora) permite que surdos possam sentir músicas clássicas.

O curioso dispositivo surgiu de uma parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfônica de Hamburgo e nasceu com o objetivo de levar pessoas surdas para as salas de concerto.

Como funciona a roupa especial

O som de oito diferentes tipos de instrumentos é captado por microfones no palco. Um software traduz o som em dados. Os dados são enviados por meio de uma tecnologia sem fio para a Sound Shirt. No tecido da roupa estão costurados 16 micro sensores que vibram com a intensidade da música, possibilitando um verdadeiro show sinfônico para surdos e tornando-a uma experiência inesquecível.

Cada instrumento vibra em um local específico. Sons mais graves, por exemplo, são sentidos na região do estômago, enquanto os mais agudos (como o dos violinos) vão para os braços.

Dessa maneira, as pessoas surdas conseguem sentir na pele, literalmente, a vibração das músicas que a orquestra toca. A iniciativa, que foi usada durante as apresentações da Orquestra Sinfônica de Hamburgo, costuma abrir inscrições para pessoas com surdez experimentem a roupa, mas, no momento, esta opção está indisponível.

No ano passado, e Sound Shirt concorreu ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, ao lado da brasileira Emoti Sounds, que traduziu emojis em sons para deficientes visuais.

Aplicativo ajuda surdos a sentirem música também

Batizado de Projeto Ludwig, um aplicativo também ajuda os deficientes auditivos a “escutarem” a música. Nas pessoas que ouvem normalmente, ondas sonoras se transformam em impulsos elétricos graças aos nervos auditivos. Esses impulsos são interpretados pelo cérebro como vozes, notas, o que for. Um deficiente auditivo não interpreta as ondas sonoras, muitas vezes por problemas nesse nervo. Mas ele sente a vibração da mesma forma que os não portadores da deficiência.

Uma pulseira ajuda a converter as ondas sonoras emitidas pelas notas musicais em uma sensação especial para os deficientes. Saiba mais aqui.

Tópicos: Audição, Curiosidades sobre a audição
arrow-up