Surdodum: Banda de percussão formada por deficientes auditivos


surdodum

O SURDODUM surgiu como um projeto em 1994 que tem por objetivo proporcionar aos indivíduos com deficiência auditiva de todos os graus e tipos a participação em uma banda de percussão, ou seja, oferecer a integração musical por meio de um processo sócio-pedagógico e cultural.

A banda show do Surdodum tem 13 participantes, sendo 7 músicos surdos e 6 ouvintes voluntários.

A banda cresceu muito desde sua fundação. Por meio do trabalho desenvolvido, a professora coordenadora do projeto foi uma das 15 finalistas do Prêmio Cláudia Mulher no ano de 2002, bem como recebeu o Prêmio Mulher do Ano na área de Educação pela Associação Soropthimista no mesmo ano. No ano de 2006 a banda tocou na posse do presidente Lula e foi a ganhadora do quadro Pistolão do Domingão do Faustão. Em 2009 foi entrevistada e apresentou-se no TV Xuxa.

A participação do Surdodum no cenário sociocultural nacional continua com grande relevância, inclusive em âmbito internacional. Toda e qualquer linguagem artística-inclusiva exerce grande poder de transformação. Esta aproximação e troca entre desiguais gera o respeito pela diferença. A recuperação da autoestima por meio de um processo de ajuda mútua estimula o envolvimento social na criação de novos projetos, além de horizontalizar os seres humanos.

O antagonismo existente entre estes dois mundos distintos com culturas e identidades sociais próprias aproximar-se-ão por causa da música. Neste momento não existem os que ouvem e os que não ouvem, há uma intersecção muito positiva, ao invés de ouvir, sente-se a música.

Para se conhecer mais sobre esse projeto de inclusão através da música visite o facebook da banda: Surdodum.

Uma das performances dessa banda: http://www.youtube.com/watch?v=ERh_zHbjfME

Tópicos: Sem categoria
arrow-up