TESTE DA ORELHINHA


Teste da Orelhinha
  • O QUE É?

É a triagem auditiva neonatal obrigatória (lei municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000). Uma avaliação em recém-nascidos utilizada para o diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência na população geral é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos. Esse exame é indolor, se usa a técnica de emissões otoacústicas evocadas (EOAs) – que consiste na colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com duração média de 3 a 5 minutos. O EOA consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação de seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando, sendo então emitido um gráfico com o resultado do exame.

  • QUANDO FAZER?

O exame deverá ser realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos 3 primeiros meses de vida do bebê.

  • RESULTADO

O resultado é informado prontamente após o exame, quando houver suspeita de deficiência a partir da triagem auditiva, a criança será encaminhada para avaliação otológica e audiológica completas.

  • A IMPORTÂNCIA DESSE EXAME

Quando mais cedo é feito o diagnóstico, melhor as condições para a criança ter um desenvolvimento mais natural, ou seja, mais próximo do desenvolvimento vivido pelas crianças sem perdas auditivas. Será o tratamento precoce o que auxiliará a criança no desenvolvimento da linguagem e fala.

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up