Trânsito barulhento e sua audição


A Rede de Clínicas Direito de Ouvir iniciou-se em meados de 2007 tendo como foco a ajuda aos deficientes auditivos a se reintegrarem em sociedade. Hoje atende em aproximadamente 300 cidades do Brasil e sabendo que a audição é um dos sentidos imprescindível, o cuidado com a mesma é fator importante para qualidade de vida dos indivíduos.

De acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros declaram ter deficiência auditiva. Ela é a terceira deficiência mais comum no Brasil, e vêm sido muito discutido os vários fatores que levam a esse nível.

Com a urbanização o fluxo de pessoas nas cidades tem sido cada vez maior e com isso o trânsito se torna algo desgastante, sendo fator de estresse e até um caminho a doenças futuras, como a perda auditiva. A poluição sonora presente em grandes cidades ocorre, principalmente, pelo ruído provocado pelo grande tráfego presente nas avenidas.

O ruído de veículos é um agravante que merece atenção levando em conta a qualidade de vida de quem convive com isso diariamente como, os motoristas e cobradores de ônibus, os taxistas, os caminhoneiros e a própria sociedade que depende destes meios para se locomover. Para ter-se uma noção, o ruído provocado por um caminhão equivale a 100 decibéis, nível alto e prejudicial à saúde auditiva.

Deste modo, a exposição a ruídos no trânsito é um fator que merece atenção e cuidado, não somente para os motoristas profissionais, mas também, para a sociedade. Os ruídos provocados tanto pelos motores dos automóveis, tanto pelo som dos mesmos, pelas buzinas, pelo atrito dos pneus na estrada, ou até mesmo pelos alarmes, são sons importantes ao se transitar nas estradas, mas os mesmos são fatores que levam ao estresse, e a grande exposição a eles pode levar a perda auditiva.

Identifica-se com alguma dessas causas que prejudicam a saúde auditiva? Cadastre-se em nosso site e agende uma consulta com o fonoaudiólogo mais próximo de sua região!

http://www.direitodeouvir.com.br/cadastroPaciente.php

Tópicos: Audição
arrow-up