Uso de aparelhos auditivos X vergonha


Uso de aparelhos auditivos X vergonha

Depois dos óculos e dos aparelhos dentários, agora é a vez dos aparelhos auditivos ganharem design fashion. As empresas fabricantes, pensando nos usuários e na vergonha que é relatada por alguns como principal queixa contra o uso dos aparelhos auditivos, passaram a adotar medidas para tornaram estes aparelhos de surdez cada vez mais modernos e coloridos. Um exemplo é a empresa Siemens que desenvolve modelos em diversas cores e com diferentes decalques.

É importante esta união entre beleza e saúde, já que, quanto mais cedo à surdez for tratada, melhor será a resposta aos aparelhos, e maior o ganho do paciente.

A insegurança e a vergonha começam com o deficiente auditivo, que acredita que o tratamento destinado a ele será diferenciado caso percebam sua deficiência. Mas como argumenta a fonoaudióloga Andréa da Rede de Clínicas Direito de Ouvir “hoje, não há motivos para se ter vergonha de usar um aparelho auditivo, porque além de seu tamanho cada vez mais reduzido e seus novos designs, o ganho em qualidade de vida supera qualquer preconceito. Usar aparelhos auditivos equivale a usar óculos, é só mais um acessório para facilitar nosso dia a dia”.

O uso do aparelho auditivo auxilia não só a ouvir melhor como a se comunicar melhor, ou seja, auxilia na melhoria das relações sociais, da autoestima. Em resumo, só há ganhos.

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up