Vacinas para prevenir surdez e problemas auditivos


vacina-prevenir-problemas-auditivos

As vacinas têm um papel muito importante na prevenção de problemas auditivos. É que algumas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação podem causar, entre outras coisas, surdez.
Entre as vacinas mais importantes está a Tríplice-viral – para sarampo, caxumba e rubéola. Causado por um vírus, o sarampo provoca manchas vermelhas e pode ser transmitido por via respiratória. Apesar de ser muito raro em adultos, ele pode causar sérios problemas auditivos nas crianças. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estimam que um em cada dez casos de sarampo em crianças pode deixar sequelas auditivas permanentes e irreversíveis.

Ele pode causar otite média, que podendo levar a surdez, além de outros problemas como ulceração da córnea, cegueira e pneumonias.

Rubéola pode ser ainda mais perigosa

A rubéola pode causar má formação no bebê durante a gestação e causar sequelas sérias como a surdez. Causada pelo vírus do tipo Rubivírus, a rubéola normalmente é transmitida através de secreções como saliva. Seus sintomas incluem dores de cabeça e no corpo, febre, manchinhas vermelhas, gânglios inchados, tosse e dores nas articulações.
Se adquirida pela gestante, pode provocar surdez, problemas oculares (cegueira, catarata, glaucoma), deficiências cardíacas, problemas neurológicos, retardo mental, microcefalia, entre outros.
Bastante comum em crianças, a caxumba também pode levar a perda auditiva. Conhecida pelo inchaço nos gânglios do pescoço, ela é transmitida pela respiração. Quando ocorre nos adultos costuma ter consequências mais graves, mas pode causar, além da surdez, problemas como meningite e afetar os testículos e o pâncreas.

Atualização das vacinas

Caso não tenham tomado as doses recomendadas da tríplice viral na infância, os adultos podem – e devem – toma-las normalmente. Basta procurar um posto da rede pública para fazer a atualização da carteira de vacinação. No caso das mulheres que pretendem engravidar, esse cuidado é ainda mais importante.

Como cuidar da saúde auditiva das crianças

Meningite também deve ser prevenida

A meningite, que é a inflamação da membrana que reveste o cérebro, também pode causar problemas de audição. Em alguns estados, pela rede pública a vacina está disponível para crianças com menos de 2 anos – duas doses no primeiro ano de vida e uma antes completar o segundo. Para os adultos, a solução é optar por clínicas particulares.

Saiba mais sobre os tipos de surdez

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up