Cai vergonha de usar aparelhos auditivos, diz pesquisa


cai-vergonha-usar-aparelhos-auditivos

A vergonha de usar aparelhos auditivos tem feito parte de vida de cada vez menos pessoas. É o que apontaram pesquisas da EuroTrak, realizadas pela EHIMA (Associação Europeia de Fabricantes de Aparelho Auditivo), na Europa em 2009, 2012 e 2015.

Em 2009, 56% das pessoas com perda auditiva afirmaram aos pesquisadores que se sentiam envergonhadas de usarem aparelho auditivo. Três anos depois, 52% dos entrevistados diziam ter vergonha de suas próteses e, em 2015, esse número havia caído para 42%.

Especialistas acreditam que a queda na “taxa de vergonha” está relacionada com a maior compreensão sobre a importância do aparelho auditivo. A perda auditiva é algo comum e, cada vez mais, as pessoas têm encarado o problema com a naturalidade que ele merece.

Além disso, os benefícios do aparelho auditivo são inegáveis. Ele ajuda a recuperar a qualidade de vida, o convívio social e ainda afasta doenças.

Dicas para perder a vergonha de usar aparelhos auditivos

Você ainda não faz parte deste grupo de pessoas que perderam a vergonha do aparelho auditivo? Calma, nós ajudamos você! Confira nossas dicas:

Pese a importância dos aparelhos auditivos

Faça uma lista do que os aparelhos trazem do bom para a sua vida, como podem influenciar seu relacionamento com as pessoas que convivem com você – sim, porque a perda auditiva tem um impacto para todos os que te cercam.  Depois de pesar tudo isso, reflita: todos esses benefícios são mais importantes do que o que as pessoas podem pensar sobre o seu aparelho auditivo?  É claro que não!

Um passo de cada vez

É claro que você não vai acordar e simplesmente perder a vergonha de um dia para o outro. Mas  com pequenos passos isso pode acontecer. Que tal começar usando o aparelho progressivamente? Comece pelas situações que incomodam menos e, aos poucos, vá ampliando o grau de dificuldade. Não se sinta mal por sentir medo ou vergonha. Encontre alguém para dividir estes sentimentos e que não deixe você desistir. Não desistir é fundamental.

Faça parte de um grupo de pessoas que usam aparelho auditivo

Encontrar pessoas que possam compartilhar experiências e dividir sentimentos pode ser um passo muito importante no processo de reconhecimento e adaptação do aparelho auditivo. Na internet, é possível encontrar diversos grupos e comunidades com pessoas que usam próteses. Se possível, entre em um destes grupos: eles poderão ajudá-lo nas dúvidas e também nos pequenos prazeres do reaprendizado da audição.

 

Tópicos: Aparelhos Auditivos
arrow-up