Você sabia que o equilíbrio depende do ouvido?


Há uma dúvida recorrente quando se pensa no ouvido, qual a relação deste com o equilíbrio?

Sabemos que os ouvidos são órgãos fundamentais para a manutenção do equilíbrio e da postura do corpo humano, mas poucos sabem como e porque isso acontece.

O sistema responsável pelo equilibrio se localiza no ouvido interno, é o sistema ou aparelho vestibular, conhecido como “centro do equilíbrio”. Este é formado por um conjunto de órgaos: três canais semicirculares que se juntam a uma região central chamada vestíbulo, que apresenta ainda duas estruturas chamadas sáculo e utrículo. Ligada ao vestíbulo encontra-se também a cóclea que é a sede do sentido da audição. O conjunto dessas duas estruturas chama-se labirinto.

Esses canais semicirculares so preenchidos por um liquido, cujo movimento – provocado pelo movimento da cabeça – estimula as célular ciliadas que enviam constantemente impulsos nervosos ao cérebro ou diretamente a centros que controlam o movimento dos olhos ou dos musculos, mantendo assim o corpo numa posição de equilíbrio.

Por isso há a relação direta entre o equilíbrio e o ouvido, e por isso as doenças que acometem o sistema auditivo afetam o equilíbrio, um exemplo é a labirintite.

Tópicos: Saúde Auditiva
arrow-up