Você sabia que as alergias podem causar problemas auditivos? É que, além dos olhos e do nariz, a tuba auditiva, canal que liga o ouvido médio à faringe, também é afetada pelas irritações.
Quando a inflamação e o muco nasal são gerados nas vias respiratórias, são comuns os casos de otites. É importante lembrar também que as inflamações e infecções no ouvido podem provocar tonturas, perda de equilíbrio, sensação de pressão ou de obstrução e até mesmo perda de audição.
Para evitar problemas no aparelho auditivo, o ideal é ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas.
Fazer a higiene correta das vias respiratórias e dos ouvidos também contribui para a redução de infecções.
Como limpar o ouvido?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cerume no ouvido tem um papel importante: reter sujeira, bactérias e outras partículas que podem causar ferimentos, irritação ou infecções.
Na maioria das vezes, os ouvidos se limpam sozinhos. Quando você come ou fala, os movimentos do maxilar empurram a cera para o ouvido externo, de onde você pode remover com facilidade, usando um pedaço de algodão umedecido.
Mas quando o cerume se intensifica e atrapalha a audição, ele pode ser removido por um profissional.
As hastes flexíveis não devem ser utilizadas para a limpeza porque podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo, até mesmo contra o tímpano, causando uma infecção ou perfuração.
Se o cerume estiver realmente incomodando, não utilize líquidos ou outros objetos. Procure um médico.