A audição e a linguagem caminham juntas para o desenvolvimento do ser humano. Quando ainda está no útero o feto é capaz de ouvir os sons externos e suas reações começam a partir da 24ª semana de gestação. Porém é após o nascimento que acontece o amadurecimento completo do órgão auditivo.
Audição e o desenvolvimento da linguagem
O desenvolvimento vai acontecendo à medida que o bebê cresce e é entre o quarto e o sexto mês após o nascimento que a audição começa a ter influência na evolução da linguagem.
A partir do sexto mês inicia-se o processo de reconhecimento, é nesse estágio que os bebês começam a conhecer a própria voz e experimentar a arte de falar. Caso o bebê não produza sílabas, é preciso consultar um especialista para verificar se há ou não perda auditiva e buscar um tratamento caso seja necessário.
Audição e linguagem: etapas da evolução
Além da fala, o desenvolvimento intelectual e pessoal da criança também tem relação íntima com a audição. A habilidade que a criança tem de se comunicar verbalmente depende totalmente da habilidade que ela tem de ouvir. Acompanhe como deve ser o a evolução do bebê envolvendo a audição e a linguagem.
Nascimento até 3 meses
Acorda e/ou espanta- se com ruídos
Dos 3 aos 4 meses
Procura a origem dos novos sons
Acalma-se com a voz materna
Dos 6 aos 9 meses
Diverte-se com jogos musicais
Dos 12 aos 15 meses
Possui um vocabulário com 3 a 5 palavras
Imita alguns sons
Dos 18 aos 24 meses
Conhece as partes do corpo.
Tem um vocabulário de 20 a 50 palavras (utiliza frases de 2 palavras).
Aos 36 meses
Possui um vocabulário de aproximadamente 500 palavras (utiliza orações com 4 e 5 palavras).
Compreende alguns verbos.