Fazer a pessoa perceber que algo está diferente é uma boa opção
Estudos revelam que pessoas próximas são as que mais conseguem ajudar quando o assunto é perda auditiva. Parentes, pessoas de confiança, cuidadores, são essas pessoas que irão auxiliar no processo de aceitação da perda auditiva.
Se você identificar o problema, o correto a fazer é dar um suporte e ajudar no que for possível. É preciso ter em mente que a perda auditiva é um assunto delicado, e que a pessoa precisa entender o que acontece com o seu organismo e quais mudanças aconteceram.
Demostre em situações
A melhor forma de aceitar o problema é falar sobre e fazer com que a pessoa entenda e perceba o que acontece. Um deles é dando exemplos, faça a pessoa perceber.
- Comente sobre o volume que a pessoa assiste televisão, ou qualquer outro veículo de comunicação. Por exemplo: Por que esse rádio está com o volume alto?
- Questione o distanciamento das pessoas. A autoexclusão é um dos principais sintomas de perda auditiva,
- Fale a eles, que com frequência não entendem o que foi falado ou porque é solicitado por ele mesmo a repetição de frases ou palavras.
Cite exemplos que você tem reparado, levando em conta que é de extrema importância ser claro e mostrar o que está acontecendo, mas sempre com muita delicadeza e cuidado com as palavras. Quando acontecer as situações exemplificadas, comente no momento que estiver acontecendo.
Teste e tratamento
Depois de mostrar o que pode estar acontecendo. Explique que a perda auditiva é natural, especialmente em pessoas mais velhas. Fale também que o problema de deficiência auditiva pode ser tratado, e que há como solucionar o problema. Sugira que eles façam um teste auditivo, o qual irá detectar se a pessoa tem deficiência auditiva.
Aparelhos auditivos
A deficiência auditiva geralmente é tratada com próteses auditivas. Os aparelhos estão sempre sendo modernizados para proporcionar ao usuário uma melhor audição como também a percepção da fala e de outros sons do cotidiano.
Agende uma consulta
https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta