As crianças são as principais vítimas das otites, inflamações de ouvido. Um levantamento da ABOPe (Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica) apontou que este problema atinge 70% da população infantil e causa perdas auditivas em 15% das crianças em idade pré-escolar.
Nesta idade, os problemas auditivos podem causar sérias dificuldades de aprendizado.
Como estimular crianças com perdas auditivas?
Por que as crianças têm mais otites?
Os pequenos estão mais sujeitos a sofrerem com as otites por uma questão fisiológica. É que o canal que liga a tuba auditiva ao nariz é curto e horizontal nas crianças (ele é longo e vertical nos adultos) e, por isso, a infecção nasal pode chegar com mais facilidade ao ouvido e provocar inflamações.
Normalmente essa situação é agravada pelo fato de que, até os dois anos, o sistema de defesa da criança não funciona plenamente e a criança tende a ficar mais resfriada e gripada, doenças que também aumentam as chances de infecção nos ouvidos.
Quais são os tipos de otites?
Especialistas falam em dois tipos de otite: a externa e a média. A primeira acontece no canal do ouvido, e a última, dentro do tímpano.
Normalmente, o primeiro tipo acontece mais no período do verão, em que a criança passa muito tempo em contato com a água – a umidade dentro do ouvido favorece a proliferação de micro-organismos que podem danificar estruturas internas.
É justamente por isso que ela é chamada otite de nadador. Crianças que fazem natação devem ficar sempre em observação. Os pais precisam monitorar a higienização das piscinas e, de preferência, oferecer protetores de ouvido que impeçam a entrada de água no conduto auditivo.
A otite média, por sua vez, acontece o ano todo e pode ser provocada por alergias e problemas respiratórios – principalmente no inverno.
Como é feito o diagnóstico da otite?
É bastante simples identificar o problema. Um exame clínico do pediatra ou do otorrinolaringologista pode identificar o problema. O tratamento pode ser via oral ou local e vai depender do grau e do tipo da otite.
Como evitar as otites?
Alguns comportamentos preventivos ajudam a minimizar o problema. Conheça quais são eles:
- Não amamente a criança deitada
- Evite o uso de chupetas
- Trate todas as obstruções nasais e alergias
- Na dúvida, procure a ajuda de um otorrinolaringologista