Cerca de 10% das pessoas sofrem de deficiência auditiva em todo o mundo
O excesso de ruído é uma das causas mais comuns de perda auditiva. Um barulho de qualquer natureza em elevado número de decibéis, pode prejudicar sua audição. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 10% das pessoas sofrem de deficiência auditiva em todo o mundo, no Brasil o número chega a 15 milhões.
De acordo com um levantamento feito pela SBO (Sociedade Brasileira de Otologia), dos casos de perda auditiva de 30 a 35% acontecem por exposição frequente ao ruído que causa surdez parcial.
Alerta
O alerta é para a constante exposição a ruídos com frequência maior de 85 decibéis, pois esse nível de decibéis pode gerar danos na estrutura auricular e as consequências podem ser irreversíveis.
Infelizmente com a correia do dia a dia as pessoas não notam que estão perdendo a audição aos poucos. Na maioria dos casos, quando a pessoa percebe já não tem mais o que fazer.
História de vida
E para uma pessoa que é movida por música, imagina como é perder a audição? O sentido que mais foi usado durante a vida. Foi o caso da dona Marilene Machado, musicista, moradora da cidade de Franca, interior de São Paulo. Ela se viu de repente sem audição.
“Eu tive a infelicidade – foi infelicidade mesmo – de perder minha audição devido a uma infecção. Eu ouvia tudo embolado, não dava para distinguir os instrumentos. ”
Após um período de sofrimento e de autoexclusão, ela viu uma possibilidade de voltar a ter uma vida normal, usando aparelho auditivo. “Eu chorava que nem um bebê! Foi muito bom! Então, eu voltei a ter a percepção musical, voltei a ter a percepção”.
Hoje está cada vez mais comum o uso de aparelho auditivo. Com alto desenvolvimento tecnológico e atendendo a necessidade de cada usuário.
Você sente algum sintoma de perda auditiva? Não fique com dúvida! Agende um check up
https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta